terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nada a Dizer

A noite cai, devagar, sem pressa. Com demora, a noite cai e demora a cair. A noite vem, mas demora tanto a vir. A noite vem. E não há nada a dizer.
O vento sopra e as árvores dançam. As árvores dançam e o vento sopra. As árvores dançam, e dançam no silêncio profundo que ecoa, estridente, nos meus ouvidos. O silêncio mudo que magoa a surdez dos meus sentidos. O silêncio das árvores a dançar, o silêncio da noite a cair, o silêncio do vento a soprar. Tanto a acontecer. E não há nada a dizer.
Uma sombra corre no passeio. A sombra corre e nunca sai daquele lugar. A sombra corre como se morresse. A sombra morre como se tivesse corrido. A sombra morre porque a noite caiu. Ou a sombra nasce porque o dia acabou. Uma sombra corre. Uma sombra morre. Uma sombra envolve o dia e mata-o de tristeza. E não há nada a dizer.
Fecho a janela. Desço a persiana. Fecho a janela e está escuro lá fora. Desço a persiana e está escuro cá dentro. Um passo, dois passos. Um interruptor e uma luz. Uma luz acesa que me cega os olhos. Uma luz acesa. Uma luz brilhante, incandescente. Uma luz e ainda é noite cá dentro. E não há nada a dizer.
Não há nada a dizer, é tudo o que posso afirmar. É tudo o que há para dizer, mas não vale a pena ser dito. Não há nada a dizer, enfim, e, no entanto, tal eu já disse. Não há nada a dizer, digo eu novamente, mas não é necessário que o diga. Não há nada a dizer, porque só se diz a alguém que responda. E não há nada a dizer porque não há ninguém que responda.
Recolho-me e encolho-me sobre mim mesma, porque não há aqui mais nada. Recolho-me e encolho-me sobre uma tijoleira gelada que cobre o chão de cimento desta coisa a que chamam casa. Uma tijoleira fria que chora e que me faz chorar. Chora, e chora, e chora. Mas não me quer ouvir. E não há nada a dizer a quem nunca o quer ouvir.
Não há nada a dizer. Não há nada a dizer. Não há nada a dizer.

1 comentário:

Rosélia disse...

Bem, não sabia que te sentias assim...fala comigo, sim?

Posso ajudar-te, sabes que sim.

Quanto ao texto, adorei a estrutura frásica, e às próprias palavras ^^

Muito bom, minha amiga, para variar :')

Um grande beijinho